sexta-feira, 10 de junho de 2022

Dica de Streaming - CINE HOLLIÚDY


Por Rafael Morais

Halder Gomes homenageia o Cinema, ao tempo em que propõe a interiorização deste.

* ATENÇÃO: Alguns termos serão digitados em cearensês. Abaixo da avaliação da resenha você poderá ler os significados de cada um. 

Baseado no premiado curta: "O Astista Contra o Caba do Mal" (também dirigido por Halder Gomes em 2006), Cine Holliúdy ganhou um longa-metragem com o objetivo de introduzir e desenvolver melhor aquele universo e personagens já apresentados. Contudo, apesar de utilizar uma linguagem extremamente regionalista - "cearensês" - a temática central proposta é universal, pois o cineasta faz um bom uso da metalinguagem para narrar a saga de um homem que leva sua esposa e seu filho pelo interior do Ceará em busca de manter vivo o sonho de projetar filmes para os menos privilegiados.

E neste sentido, a fala de Francisgleydisson (Edmilson Filho), este pai de família "abirobado" por cinema, em uma das surpreendentes cenas emocionantes reservadas, diz muito sobre o espírito do filme: "Enquanto houver vida, haverá Cinema". Na filosófica frase do personagem, a troca da palavra esperança por cinema tem tudo a ver e reflete bem toda a dedicação e amor daquele "caba" pela sétima arte, justificando a sua "peleja" e teimosia nesta intrépida e árdua missão.

A direção de arte, por sua vez, é "arretada" ao ambientar o filme de forma detalhista na década de 70. Fitas de Kung Fu, com títulos pra lá de toscos, divulgados em placas no chão; carrinho de pipoca estacionado na frente do cinema; palhaço com pernas de pau (que ajudam a assistir ao filme pelas brechas sem pagar o ingresso); veículos típicos da época; e, principalmente, figurinos e cenários que valem para reproduzir a atmosfera nostálgica sugerida pela produção. Assim, a sequência que mostra a reforma do cineminha, por exemplo, denota todo este esmero artístico.  

Alguns tipos apresentados são outro show à parte. Falcão como um cego "ingnorante, mah" e Bolachinha como a oposição política, entre outras figuras que aparecem naquela sessão de cinema, conferem verossimilhança às cenas, uma vez que faz o espectador pensar: " já vi um desses no meu interior." Porém, a escolha de Karla Karenina como torcedora do time do Fortaleza, com poucas falas e importância, não traz uma personagem à altura da atriz, ainda que seja para mostrar a rivalidade regional entre os times de Futebol local (convenhamos que o Fortaleza não dá pra disputar com o glorioso Ceará, rsrsrsrs).

Do mesmo modo, a esposa de Francisgleydisson, vivida pela atriz Miriam Freeland, não convence como uma mulher tipicamente cearense. Mesmo dotada de um forte carisma, o seu estereótipo não ajuda na composição da persona, sobretudo pelo sotaque nordestino forçado.

E por falar no elenco local, por mais inexperiente que sejam como atores, há uma tridimensionalidade nos personagens. É verossimilhante. Halder Gomes tinha o elenco na mão e, como um bom cineasta, soube extrair o máximo de cada um sentindo a química entre eles. Entretanto, ainda neste tocante, confesso que senti falta das molecagens do ator, diretor de peças teatrais, comediante e "marmotoso" Carri Costa. O filme tem a sua cara e é revestido pela matéria-prima de seu trabalho artístico: o humor cearense de molecagem. Derrapada corrigida em 2019 no lançamento da série homônima produzida pela Globo, onde o Carri Costa é adicionado ao casting.

Elenco à parte, em se tratando de comédia, Halder consegue o essencial e mais difícil: mostra domínio do tempo cômico e faz o humor funcionar a contento, mesmo que a montagem não ajude em certos momentos. Algumas cenas, mesmo funcionando bem e arrancando risos "discatitados" da plateia, parecem descoladas da trama principal. Repare, por exemplo, nas críticas feitas às religiões católica e protestante. Deslocadas dentro do contexto do filme, parecem mais curtas-metragens dentro de um longa, do que propriamente uma sequência narrativa. O desfecho da trama, não obstante ser bem realizado, é prejudicado por uma elipse temporal que salta para o futuro dos personagens, "rebolando" o espectador lá na frente sem se dar ao trabalho de dizer, ou fornecer pistas, de como eles chegaram até ali. 

Mas esses pequenos entraves técnicos, no entanto, não conseguem abalar a experiência de assistir a um filme autêntico, funcionando como uma reflexão sobre o próprio Cinema brasileiro, de grandes aspirações, dificuldades "medonhas", principalmente, para aqueles que não têm acesso à cultura e ao lazer.

Interiorizar o Cinema auxilia a acessibilidade destes direitos fundamentais de todo cidadão. Se tivéssemos mais Francisgleydisson's e Halder's em prol do Cinema, a cena local - em termos de produção e exibição de filmes - seria outra: mais "joiada", mais "gaiata" e com a rubrica do povão assinando embaixo. 

*Avaliação: 5,0 Pipocas + 3,0 Rapaduras = 8,0.

Tradução de alguns termos cearensês usados na resenha:

- Cearensês = linguajar próprio do povo cearense;

- Mermo = mesmo;

- Gaiatice = brincadeira; querer ser engraçado;

- Abirobado = alucinado; fanático;

- Caba = cara no sentido de rapaz; homem;

- Peleja = insistência; persistência;

- Arretada = excelente; massa;

- Ingnorante = ignorante;

- Man ou Mah = homem; cara;

- Marmotoso = pessoa que faz palhaçada; faz graça; 

- Discatitados = histriônicos; exagerados;

- Rebolando = Arremessando; jogando;

- Medonhas = grandes; imensas;

- Joiada = legal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário