A típica molecagem cearense!
Rafael Morais
04 de abril de 2011.
Não há como negar, o humor cearense é diferenciado! Seja nas "gaiatices", nas vaias ou no vocabulário, a "nossa" comédia é muito peculiar.
O espetáculo é da Cia. Cearense de Molecagem (criada há mais de 19 anos) e é baseado no programa televisivo Casos de Família. Pra quem já teve o desprazer de ver o programa, terá o prazer de apreciar esta adaptação.
Enquanto que no Sul do país, os stand-up's tomam conta dos palcos, aqui, no Ceará, a nossa maneira de rir e fazer rir não mudou. A peça "Cacos de Família" é um exemplo disso.
Recheada de estórias, personagens e uma linguagem extremamente regional, a montagem funciona de forma harmônica entre os atores e a plateia, não só pela nossa participação durante a apresentação, mas também porque somos cearenses e tudo me parece que foi elaborado para nós mesmos (os cabeças chatas).
O sucesso da peça se deve, indiscutivelmente, ao talentoso Carri Costa (ator, humorista, comediante, roteirista, diretor), um artista polivalente e competente em qualquer desses segmentos. Além de tudo, o ator ainda é um apaixonado pela "terrinha" - quero fazer sucesso aqui e não pretendo sair - foi o que ele expressou em entrevista recente ao divulgar a peça.
A insistente e recorrente falta de patrocínio é lamentável. A nossa cultura popular merece uma melhor valorização. A falta de recursos e até o espaço físico do teatro da praia não ajuda na apresentação do espetáculo. O Carri é um guerreiro mesmo, pois não é fácil fazer teatro/arte aqui no Ceará. É só lembrar do seu outro sucesso de público (Tita & Nic) que, inclusive, me rendeu muito mais gargalhadas, entretanto me veio a mesma percepção de descaso por parte do poder público e o incentivo à cultura.
"Vamu lá se abrir negada, a acanalhação é garatinda! "