Mais uma invasão alienígena ...
Rafael Morais07 de abril de 2011.
Cansei. Definitivamente, estou cansado de filmes abordando invasões alienígenas. Ainda mais quando o pano de fundo é apenas mostrar a guerra em si, as explosões e o forte exército americano. Diferente do recente e excelente Distrito 9 - que traz uma questão ético-política - a Batalha de Los Angeles não disse para que veio.
Aquela imagem que temos de frágeis "homenzinhos verdes", são substituídas por imensos ET's fortemente armados, dando a impressão que enviaram o melhor exército do planeta para invadir a Terra. Muitas vezes durante a projeção, pensei que o mundo estava sendo invadido por robôs, de tão potentes que eram os invasores.
Esperava bem mais do longa, haja visto que o protagonista é o bom Aaron Eckhart, no papel de um veterano de guerra de passado tão sombrio quanto condecorado. Ao lado dele está o jovem tenente (Ramón Rodriguez) que vive um militar com um excelente currículo na academia, mas sem nenhuma experiência na prática. A relação entre os dois oficiais é interessante (Pragmatismo x Doutrina), mas não salva o filme.
Quando os fuzileiros recebem a missão de resgatar civis presos dentro de uma delegacia é que as coisas esquentam. No meio do percurso, eles encontram um pelotão desorganizado com alguns sobreviventes, entre eles a piloto Elena Santos (Michelle Rodriguez), não podia ser outra atriz, já está caricata nesse papel. Em cada 10 personagens vividos pela atriz, 11 são militares do sexo feminino explodindo em testosterona.
O mais ridículo é o motivo pelo qual há a invasão, acreditem, os ET's vieram buscar água no nosso planeta. Logo água, um bem cada vez mais raro aqui na Terra. Por isso gosto de filmes como Avatar, por exemplo, que mostra os seres humanos invadindo/desbravando outros planetas em busca de recursos naturais, já que nós temos a nefasta tendência de consumir tudo ao nosso redor sem pensar nas próximas gerações.
Você pode está se perguntando, por que essa avaliação de duas rapaduras então? Não se engane, elas só valem pelos efeitos visuais e especiais e só. As trincheiras e guerrilhas urbanas são bem montadas e os robôs alienígenas botam pra quebrar com o seu poder bélico devastador.
Os ET's devem estar se questionando: Por que os terráqueos acham que nós temos ganância em invadir o mundo deles? Acredito que eles não fazem questão. Podemos ficar tranquilos.