sábado, 9 de abril de 2011

E A RAPADURA DE OURO DA SEMANA VAI PARA ...

Chaplin: Memorável, Genial!
Rafael Morais
09 de abril de 2011.

A obra chapliniana é uma referência para o cinema, seja na maneira inocente de se contar a história, seja na sua originalidade, Charles Chaplin é único.

Em Luzes da Cidade, encontramos Carlitos (marca registrada), um vagabundo de rua que se apaixona por uma bela florista cega. Durante a trama, Carlitos faz de tudo para conseguir o dinheiro da cirurgia que traria a visão de sua amada de volta. 

Não sou saudosista, mas o filme, apesar de antigo, é a melhor comédia romântica que já vi. Tem todos os ingredientes do gênero na medida certa. Hoje em dia os roteiristas não sabem nem copiar a receita, erram na mão, principalmente no "modo de preparo". Já que os ingredientes estão aí pra quem quiser usá-los.   

Inesquecível a cena da luta de boxe, chorei de tanto rir. Simplesmente um filme que atravessa várias gerações e continua fazendo sucesso. O segredo qual seria? Penso que a forma como Chaplin traz o seu personagem com muita inocência e carisma, talvez seja a fórmula para esse sucesso incontinente. Além do mais, o vagabundo-esperto é aquele sujeito que sabe lidar com as adversidades da vida, com muito jogo de cintura, e isso é bem peculiar a nós, brasileiros.

Chaplin é assim: as crianças o adoram, os adultos o amam. Ele consegue nos prender em frente à tela e agregar pessoas. É algo mágico! Só para terem uma ideia como isso é verdade, revi City Lights semana passada, estava eu e minha namorada assistindo ao filme no sofá.  De repente, o irmão dela chega e diz - Chaplin, massa - e senta no chão da sala, hipnotizado. A mãe dela passa, e mesmo um pouco adoentada, desaba em risos quando vê Carlitos e suas desventuras. É ou não é um fenômeno? 

Aqui em Fortaleza tem um cartório chamado Pergentino Maia, ali na av. Pe. Antônio Tomás, alguém da administração teve a brilhante ideia de colocar os filmes de Chaplin em telões espalhados por todo o cartório. O resultado é impressionante, ninguém fica de cara feia nas filas, pelo contrário, você nem sente o tempo passar.

Encantador! Assistam e postem seus comentários!








         

Nenhum comentário:

Postar um comentário