Rafael Morais
09 de novembro de 2011
O designer francês Christophe Courtois é um cinéfilo extremamente observador. Em seu blog pessoal sobre a sétima arte, ele categoriza com muita propriedade cartazes de filmes que seguem uma mesma tendência. Um estudo curioso e interessantíssimo. Confira abaixo alguns exemplos (clique na gravura para ampliar):
Identidade Preservada
Os olhos do protagonista são cobertos com o título ou trechos do longa. Arte utilizada em 98% dos casos para filmes de suspense.
A Natureza é Azul
Usar imagens do planeta em diversos tons de azul e animais livres são regras. Se o designer decidir usar outra paleta de cores corre o risco de perder o emprego.
Anões e Gigantes
Os dramas adoram colocar atores minúsculos de corpo inteiro na praia e o rosto do(s) protagonista(s) enorme envolto nas nuvens. Em 90% dos casos, o roteiro fala de morte.
Frases de Efeito ou Slogans no Rosto
Closes do(s) protagonista(s) associados a uma tipografia específica denunciam o gênero do filme. Arte geralmente usada numa primeira divulgação, em teasers posters.
Fuja ou Morra!
Aparentemente os heróis gostam de correr sobre o mesmo fundo de cor azul. O objetivo é passar a ideia de um roteiro “movimentado”, um jogo de gato e rato.
Costas com Costas
Em 100% dos casos é utilizado em comédias e seus diversos sub-gêneros. O objetivo da pose é passar o falso-antagonismo característico dos buddy movies.
De olhos bem abertos
Em 98% dos casos esta arte é usada para filmes de horror.
De pernas abertas
Ao contrário do que possa parecer, as mulheres não estão no comando da ação. Na maioria dos casos, tratam-se de comédia adolescentes com apelo sexual.
Protagonistas de Costas
Em 100% dos casos trata-se de um filme de ação. Em 98%, o protagonista ostenta uma arma. Arte comum em teasers posters.
Protagonistas na Cama
Arte favorita das comédias românticas. Em 100% dos casos, o sexo dá lugar a DR.