No dia do Rock listamos alguns filmes temáticos.
Rafael Morais
13 de julho de 2012.
No dia 13 de julho de 1985 dois shows foram realizados simultaneamente, um em Londres e outro na Filadélfia. O objetivo principal do evento era combater a fome na Etiópia. Entre as bandas que se apresentaram estavam The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins e Black Sabbath. Desde então o dia 13 de julho é considerado o dia do Rock.
Este estilo musical, e até mesmo de vida para alguns, atinge um número imenso de pessoas de todas as idades e logicamente não poderia passar em branco nas telas dos cinemas e nem pela equipe do blog. Uma infinidade de filmes já tiveram o Rock como inspiração, sejam eles romances ou documentários. Confira abaixo uma lista com alguns filmes que homenageiam o Rock. Podemos ter deixado algum de fora, por isso, podem complementar o post com a sua opinião/lembrete.
The Wonders – O Sonho Não Acabou (1996) – Tom Hanks escreveu, produziu, dirigiu e atuou nesta comédia que mostra a trajetória de uma banda de clubes locais a turnês nacionais em 1964. É um retrato do que acontece com algumas bandas, que só conseguem emplacar uma música. Também mostra problemas de relacionamento nos bastidores e como empresários podem ter lados bons e ruins ao mesmo tempo. Um filme bastante divertido.
Os Reis do Iê Iê Iê (1964) – O filme é uma espécie de semi-documentário sobre a época mais histérica (pelo menos por parte das fãs) da carreira dos Beatles. Aqui você encontra os rapazes de Liverpool como reféns da loucura dos fãs. Eles ficam sempre fugindo de uma horda de pessoas malucas. Durante a projeção a banda toca algumas canções que foram lançadas em um álbum de mesmo nome. Só como curiosidade o filme foi lançado em Portugal com o título Os Quatro Cabeleiras do Após-Calypso (hilário).
A Escola do Rock (2003) – Um cantor de Rock fracassado finge ser o professor substituto de uma escola e acaba descobrindo o talento de seus alunos para a música. É então que ele decide criar uma banda com eles e participar de uma competição entre bandas. A trilha sonora é excelente e os alunos se libertam através da contestação à autoridade, ou seja, puro Rock ‘n’ Roll.
Detroit a Cidade do Rock (1999) – Quatro garotos de uma banda cover do Kiss estão prontos para ver sua banda favorita quando a mãe de um deles (uma fanática religiosa) queima as entradas. Isso não vai impedir nenhum deles de conseguir ver o Kiss ao vivo. Uma comédia sobre um dos grupos de fãs mais fiéis do mundo da música: The Kiss Army.
O Tempo Não Pára (2004) – Biografia de um dos maiores roqueiros do Brasil. O roteiro foi baseado no livro escrito pela mãe do cantor e no papel principal estava Daniel de Oliveira em uma caracterização impressionante. Ele chegou a emagrecer 11 quilos para o filme.
The Doors (1991) – O diretor Oliver Stone criou um excelente filme para contar a trajetória de Jim Morrison e da banda The Doors. Val Kilmer, que enviou para o diretor um vídeo seu cantando músicas da banda antes mesmo de fazer um teste para o papel, está muito parecido fisicamente com o cantor. No fim do filme pode ser visto o real túmulo onde Morrison foi enterrado.
Sid & Nancy – O Amor Mata (1986) – O filme conta a complexa história de amor entre o guitarrista baixista Sid Vicious, da banda Sex Pistols, e a fã Nancy Spungen. Foi um dos primeiros papéis de destaque do ator Gary Oldman (Drácula de Bram Stoker) e retrata o período inicial do punk rock inglês, além dos abusos de drogas por parte do guitarrista e sua namorada e a inevitável morte dos dois.
Rock 'n' Roll High School (1979) – Bons tempos que o musical da High School era interpretado pelos Ramones. No filme uma aluna do colégio adora Rock ‘n’ Roll e apresenta a todos a música contagiante dos Ramones, o que leva todo mundo a dançar. Enquanto isso a diretora do colégio tenta provar por A + B que o Rock é prejudicial aos adolescentes, conduzindo até mesmo experiências com ratos de laboratório. Uma comédia do tempo em que o Rock era transgressor.
Footloose – Ritmo Louco (1984) – Por falar em transgressor que tal uma cidade onde o ato de dançar foi banido? É este o cenário que o personagem de Kevin Bacon encontra. Ele fará de tudo para mudar isso e organizar um baile de formatura. Uma comédia musical que virou um clássico do tempo em que a Sessão da Tarde passava filmes legais.
Quase Famosos (2000) – O filme é uma espécie de semi-biografia do diretor Cameron Crowe, retratando um adolescente que escrevia para a revista Rolling Stone e acompanhava uma banda em sua turnê. É um retrato muito bem feito dos bastidores do Rock nos anos 70. O filme tem uma trilha sonora excelente com músicas de bandas como The Who, The Seeds, Led Zeppelin e Lynyrd Skynyrd. Vale lembrar a cena onde os atores cantam Tiny Dancer.
Foo Fighters -
BackForth (2011) - Menção honrosa ao documentário sobre a origem
da banda.
Segue
o link da resenha posta aqui no blog:
No memorável show do estádio
Wembley, Grohl se pergunta: " Como essa banda cresceu tanto? Alguém
pode me responder? " Eu respondo: o Foo Fighters elevou
o patamar do estilo grunge a níveis inimagináveis.