sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Nos Cinemas - NÃO! NÃO OLHE!


Por Rafael Morais

* SEM SPOILERS

O início do terror moderno se confunde com a estreia de Jordan Peele como cineasta em "Corra!" Agora, em "Não! Não Olhe!", a fórmula atinge o seu ápice nesse thriller magnético e alegórico.

O argumento da vez, aparentemente simples, aborda a vida de uma família que vive no interior da Califórnia, local que começa a ter eventos estranhos e, ao que tudo indica, extraterrestres. Os irmãos Emerald e OJ Haywood, interpretados por Keke Palmer e Daniel Kaluuya, possuem um rancho de cavalos e são vizinhos de um parque de diversões inspirado no velho oeste e em uma série de televisão do personagem Ricky “Jupe” Park, vivido por Steven Yeun.

Assim, a família rancheira Haywood, na verdade, é tradicional como domadora e adestradora de equinos, inclusive quando o assunto é Hollywood, uma vez que os seus animais já fizeram participação em diversos filmes. Aliás, os irmãos são descendentes do jóquei retratado no curta-metragem de 1878 O Cavalo em Movimento, considerado como um dos primeiros exemplos de um filme.

Contudo, depois que objetos aleatórios caem do céu, resultando na morte de seu pai, os protagonistas fazendeiros tentam capturar evidências em vídeo de um objeto voador não identificado com a ajuda do vendedor de tecnologia Angel Torres (Brandon Perea) e do documentarista Antlers Holst (Michael Wincott).

Utilizando a metalinguagem do início ao fim, o que me surpreendeu positivamente, o longa traça paralelos com o backstage do Cinema e a importância de cada elemento de cena, locação e parafernalha para se fazer uma obra audiovisual; bem como a relevância de cada "ator" (no sentido amplo da palavra, daquele que atua para fazer acontecer) que faz a engrenagem funcionar, não somente o elenco/cast em si. 

Desta forma, apesar do título ser enfático à mensagem de “Não Olhe!”, o filme é um convite para olharmos sim, porque somos humanos, porque somos instigados a isso. E melhor, contemplarmos o extracampo, mirarmos para além do eixo principal. Observar as entrelinhas, o periférico e a coadjuvação é o objetivo.

Outra abordagem interessante - afinal estamos falando sobre uma produção de Jordan Peele e apenas uma interpretação é pouco diante de tanto simbolismo - é a consequência do ato de olhar demais: o voyeurismo. Sim, o cinéfilo é um voyeur na essência e fica difícil um pedido para não prestarmos atenção em algo estampado numa tela enorme bem na nossa frente. O efeito é o extremo oposto da mensagem: nós olhamos por pura curiosidade. Mesmo que ela seja mórbida. Talvez o sucesso desses programas policiais que passam na hora do almoço se deva exatamente a isso: é grotesco, perigoso e sujo, mas eu vou assistir! Com um sanduíche na mão e um controle sintonizado no "Barra Pesada", confundiremos catchup com sangue como uma ficção jamais fez.

E se o medo do desconhecido instiga, esse "Nope" é um prato cheio! Aqui, a espetacularização é o mote do roteiro. A certa altura do longa, um personagem diz: "tudo que tem espírito pode ser domado". Da mesma forma que subestimar um animal selvagem (seja ele o homem ou não) é mexer num vespeiro, é brincar com fogo e com algo que está prestes a explodir. Não importa se aguçar seres selvagens e encarar um bicho quase indomável é arriscado. O que importa é o frame perfeito, a busca pelo contato, pela viralização, quem sabe; muito embora não se tenha a menor noção de como chegar, de como domar, de qual o costume tem aquele ser.

Conhecer antes de se aproximar deveria ser a tônica, mas não é. Pelo menos para a maioria. Mas para OJ (Kaluuya), que lida com animais a vida toda, o respeito à natureza selvagem está em primeiro lugar. Talvez por isso o seu personagem foi o que primeiro "descobriu" qual era o modus operandi daquele objeto voador que ameaçava a todos. “Como se diz milagre ruim?!” Questiona OJ lá pelas tantas ao testemunhar um fenômeno aterrador incompreensível. Ele pode até não ser hábil nas palavras, em contrapartida, tem a expertise de compreender o mundo animal. Afinal, “em terra de cego quem tem um olho é rei!”

Remetendo a obras como "Sinais" (M. Night Shyamalan) e "Fogo no Céu" (Robert Lieberman), no aspecto do suspense e toda sua construção, mas sobretudo a "Guerra dos Mundos" e "Contatos Imediatos de 3⁰ Grau" no quesito grandiosidade e espetáculo visual, "Não! Não Olhe!" flerta mesmo é com "Tubarão" - do também idealizador dos dois últimos longas citados. Steven Spielberg é praticamente homenageado, uma vez que todo filme de "monstro", ou de nêmesis que representa uma força colossal da natureza, foi o diretor que concebeu o conceito e a métrica em "Jaws". Mas se lá, o perigo ameaçador estava sob as águas; aqui, paira entre as nuvens. É como se o "Tubarão" visitasse uma fita de faroeste.

Não menos fantástica, a edição e a mixagem de som são um show à parte. O ranger, a gritaria, o desligar dos objetos, o som bizarro de uma criatura desconhecida: está tudo lá, perfeitamente imaginado e captado. A sensação é de estar sendo sugado junto, ou seria abduzido?! Visualmente impecável, a película tem uma fotografia contemplativa capaz de explorar bem as paisagens abertas, sem deixar de lado os enquadramentos fechados para dar a sensação de angústia claustrofóbica em certos momentos apavorantes. A ambientação também é incrível, vale mencionar. 

Por fim, a percepção que fica é de uma obra repleta de metáforas inteligentes que conversa com alguns dilemas humanos. O público, certamente, irá se divertir ao juntar cada peça do quebra-cabeça. Fazer o espectador pensar e discutir ao final da sessão já é um mérito hoje em dia.

*Avaliação: 4,5 Pipocas + 5,0 Rapaduras = 9,5.

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