terça-feira, 6 de junho de 2017

DOCUMENTÁRIO - Conheça o maior documentarista brasileiro: Eduardo Coutinho.

Por Rafael Morais
06 de junho de 2017

Quando Eduardo Coutinho faleceu em 02 de fevereiro de 2014, o Cinema Nacional perdia o seu maior documentarista. Obras emblemáticas como "Cabra Marcado Para Morrer" e "Edifício Master", entre tantas outras, fazem parte do legado deixado pelo genial cineasta.

Neste post, apresento, a quem ainda não teve o prazer de conhecer, alguns links com os melhores documentários dirigidos, "roteirizados" e comandados pelo mestre Coutinho. Inspiradores, estes longas nos remetem à condição da natureza humana, na sua mais profunda camada, onde os protagonistas são pessoas "comuns", como qualquer um dia nós. O quão espetacular pode ser pegar uma câmera, apertar o REC e gravar uma boa história de um ilustre desconhecido?! Para Coutinho, o ato de ser ouvido é uma das mais profundas necessidades de um ser humano, pois, ser ouvido é ser legitimado. E durante uma de suas últimas entrevistas concedidas, ele lança uma questão: "Quem, hoje em dia, está preocupado em legitimar o outro? Cada um está preocupado em se legitimar".

Portanto, baseado neste conceito, seguem alguns links abaixo para que você "ouça" o que estes personagens do dia a dia têm a dizer, assistindo, na íntegrae se emocionando com algumas obras do mestre, assim como sempre acontece comigo ao revê-las.

Cabra Marcado Para Morrer (1984)
Centrado na vida do líder camponês João Pedro Teixeira, morto em 1962, o trabalho busca remontar o universo em torno do personagem com base no depoimento de pessoas que atuaram ao lado de Teixeira. Iniciado em 1964, porém interrompido por conta do Golpe Militar, o registro seria concluído somente na década de 1980.


Edifício Master (2002)
Considerada a obra-prima do documentarista, Edifício Master usa de histórias simples dos moradores de um edifício no Rio de Janeiro como a base para a condução das imagens. Durante a produção do documentário – gravado ao longo de três semanas -, Coutinho e sua equipe se mudaram para o prédio, mergulhando de vez no cotidiano dos moradores.


Babilônia 2000 (2000)
Filmado na virada dos anos 2000, o documentário retrata a vida dos moradores do Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro, e suas expectativas para o novo ano que estava chegando. Filmado ao longo de 12 horas, o trabalho reforça os preparativos, sonhos e desilusões do moradores antes do reveillon.




Boca de Lixo (1993)
A rotina dos catadores que sobrevivem recolhendo dejetos no lixão de Itaoca, em São Gonçalo, Rio de Janeiro.



Jogo de Cena (2007)
De um lado, o documentário, expresso pelas histórias e depoimentos de mulheres selecionadas para a película. No outro oposto, a atuação, reforçado por atrizes como Marília Pêra e Fernanda Torres, convidadas para reviver as histórias de cada uma das entrevistadas. Uma obra em que o ficcional e a realidade se misturam no palco montado por Coutinho.



E aí, gostou do post?
Deixe sua sugestão e comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário